La Sebastiana – Valparaíso

Pablo Neruda comprou La Sebastiana no fim dos anos 50 juntamente com um casal de amigos. Os amigos ocupavam o andar térreo, enquanto Neruda ocupava o andar superior.

Neruda tinha algumas condições especiais para a aquisição da propriedade em Valpo (como Valparaíso é conhecida pelo Santiaguinos): Que não estivesse nem muito acima, nem muito abaixo (do morro), que fosse tranquila para que pudesse escrever e descansar, solitária mas não em excesso, que não se escutesse os vizinhos, nem os visse se assim não o quisesse, original, sem ser desconfortável, nem muito grande, nem muito pequena, que ficasse longe de tudo, mas que ainda assim próxima à civilização, independente, mas com comércio nas redondezas. E além de tudo, muito barata.

A vista é realmente muito bonita, apesar dos prédios mais modernos que foram aparecendo desde então.

2 Replies to “La Sebastiana – Valparaíso”

  1. Interessante como o mesmo passeio causa sensações diferentes nas pessoas, né?!

    Adorei o seu ponto de vista, mas as coisas q te chamaram a atenção foram bem diferentes das minhas =) Foi bom pra eu enriquecer ainda mais o conhecimento sobre Valparaiso.

    Eu fiquei fascinada pela loucura de Neruda, q colecionava coisas e praticamente amontoava nas suas casas. Sempre dando nomes próprios a objetos, como se fossem entes queridos.

    1. Oi Manu,

      Verdade, né? Ele colecionava um milhão de coisas. Mas me encantei com o que o motivou a comprar aquela casa, foram tantas peculiaridades. :)

      Volte sempre!!

Leave a Reply